"Exoneração da Pensão Alimentícia, advogado especialista em Rolândia"

Meu Filho Fez 18 Anos, Preciso Continuar Pagando Pensão Alimentícia ? Amanda Felix advocacia "Exoneração da Pensão Alimentícia, advogado especialista em Rolândia"

PENSÃO ALIMENTÍCIA

Dra. Amanda Felix

3/6/20251 min read

exoneração da pensão alimentícia, advogado especialista em parar de pagar pensão alimentícia
exoneração da pensão alimentícia, advogado especialista em parar de pagar pensão alimentícia

EXONERAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTICIA

MEU FILHO FEZ 18 ANOS, PRECISO CONTINUAR PAGANDO PENSÃO ALIMENTICIA?

A maioridade, por si só, não encerra automaticamente a obrigação de pagar pensão alimentícia, mas permite que o alimentante solicite judicialmente a exoneração do pagamento. 

Para que a obrigação seja encerrada, o alimentante deve contratar um advogado e entrar com a ação chamada de exoneração de alimentos. Nessa ação, o juiz avaliará se o filho possui condições de sustentar-se por conta própria, levando em consideração fatores como idade, educação e situação financeira. 

Caso o pagamento da pensão alimentícia seja interrompido após os 18 anos sem autorização judicial, o beneficiário poderá cobrar o valor devido por meio de uma ação de execução de alimentos, podendo, inclusive, exigir a execução pelo rito de prisão.

Quando é Obrigatório Continuar Pagando Pensão Alimentícia Após os 18 Anos (maioridade)?

Continuidade dos Estudos: Se o filho ainda estiver estudando ou cursando ensino superior ou técnico, ele pode exigir a continuidade da pensão até concluir seus estudos.

• Dependência Financeira: Caso o filho ainda dependa financeiramente, e não possua condições de sustentá-lo ou esteja em situação de vulnerabilidade, a pensão pode ser mantida.

  • Em ambas as situações o juiz analisara os fatos e decidira se a pensão alimentícia devera ser mantida. 

#pensãoalimenticia #exoneraçãodealimentos #advogadoemrolandia #advocaciaemrolândia #exoneraçãodapensãoalimenticia